quarta-feira, 2 de março de 2016

Ponte sobre o Rio Tarauacá foi construída no lugar errado, aponta relatório do Dnit

Jesus Sérgio mostra relatório do DNIT sobre ponte de Tarauacá
Um relatório técnico elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o Acre e Rondônia, explica as reais causas do desmoronamento que ocorre há vários meses na cabeceira da ponte de Tarauacá (AC). Para os especialistas, houve erro na hora de construir a ponte, o que, agora, daria aos cofres públicos um gasto maior que R$ 1,7 milhão para uma correção.

O material foi encaminhado ao presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT), que mesmo fazendo parte da base governista tem criticado de forma bastante acentuada a postura do poder público frente aos protestos que moradores e comerciantes, tanto do município, como do Vale do Juruá, têm feito temendo o cerramento da rodovia BR-364.

“A verdade é que se essa ponte realmente for interditada, findaremos com o tráfego de veículo na rodovia totalmente prejudicado. Isso pode causar um grave desabastecimento em toda a parte alta do nosso estado. Jordão e Santa Rosa, por exemplo, já estão com prateleiras vazias, imagine só se essa ponte ceder definitivamente. Como é que essas pessoas vão ficar?”, questiona o parlamentar.

Segundo o pedetista, para que o problema fosse resolvido, seria necessário o montante de R$ 1.737.377,19, em forma de aditivo contratual, contudo, no momento, não há condição financeira para isso.

“O que o Dnit propõe é que seja construído um ‘muro gabião’, porém o custo disso é bastante alto. Hoje, o Dnit tem um contrato com o Deracre que, aliás, está valendo, mas acontece que o dinheiro repassado pelo convênio já acabou, e aí, fica a dúvida sobre quem vai de fato resolver isso”, diz o deputado.

Para o Dnit, as obras de recuperação da ponte devem ser vistas de duas formas: “imediata e emergencial, a fim de proteger o patrimônio público”, e, ainda, como forma de garantir o “fluxo na rodovia até que uma solução definitiva seja implementada” pelo poder público, pondo fim a essa problemática que mantém o interior do Acre em atenção total.


Deputado Jesus Sergio crítica situação da ponte

Jesus Sérgio reunido com o representante do DNIT 
Na verdade, relata o Departamento Nacional, é impossível resolver o problema sem uma interferência no leito do rio, ou seja, seria necessário alterar o fluxo normal do manancial, nas adjacências da ponte, evitando, portanto, que outros problemas semelhantes acabem aparecendo no local.

“Será necessário um grande período de tempo, o que impossibilitaria que a solução fosse concretizada antes do período de cheia do rio”, completa o documento a que o ac24horas teve acesso.

De acordo com os técnicos do Dnit, a ponte foi colocada no lugar errado, e sugere que quando os engenheiros do governo visitaram o local da obra, não houve atenção às mudanças que o leito do rio vinha apresentando nas últimas décadas, o que ainda acontece atualmente.

A ponte, que está localizada numa curva, deveria ter sido construída num outro extremo do rio, a alguns metros, o que levaria a um desvio num dos trechos da rodovia federal, antes de entrar no perímetro urbano do município. “A ponte deveria ter sido construída na jusante da curva maior e, não, a montante, como foi construída”, diz o relatório.

Reportagem publicada dia 02.03.2016 - João Renato Jácome, do ac24horas



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