segunda-feira, 3 de abril de 2017

Jesus Sérgio e vereadores apresentam reivindicações para o setor produtivo de Jordão

O deputado Jesus Sérgio articulou uma reunião dos vereadores Meire Sérgio e Tom Sérgio com os gestores da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para solicitar uma série de reivindicações para o setor produtivo de Jordão (AC). 

Atendendo a reivindicação da comunidade jordanense, os parlamentares solicitaram a doação de 10 mil alevinos e a construção de 15 açudes ou tanques, que irá impulsionar o setor pesqueiro no município. Outra reivindicação foi a doação de 5 mil pintos para dá início a criação de aves. 

Na oportunidade, foi tratado ainda a respeito da falta de um gerente local e de um técnico para que possam realizar o cadastramento e emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf - DAP, que garante acesso a políticas públicas e ao crédito rural, entre outros benefícios.

Jesus Sérgio destacou ainda a necessidade do repasse mensal de combustível para assegurar o transporte de produtos oriundos da agricultura familiar que carecem do transporte para venda da produção nas feiras aos domingos. O repasse é de responsabilidade do órgão e deve ser realizado sempre dentro dos prazos, destacou o deputado. 

O secretário da Seaprof, Taumaturgo Neto, apresentou aos parlamentares uma planilha com uma série de ações a serem realizadas pela secretária em Jordão. Segundo ele, a meta é beneficiar diretamente 695 famílias, o investimento total perfaz o montante aproximado de R$ 661 mil para 2017.

SOBRE O DAP - A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o passaporte para que agricultores e agricultoras familiares tenham acesso às políticas públicas do Governo Federal. Com o documento, é possível ter acesso a mais de 15 políticas públicas, dentre elas o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; e os programas de compras públicas, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário